
Tratamento da incontinência urinária
A incontinência é, na maior parte dos casos, uma doença curável e de fácil tratamento, em especial quando detetada numa fase inicial.
Se suspeita que pode sofrer de incontinência urinária, consulte um médico urologista.
O tratamento depende do tipo de incontinência:
Na incontinência urinária por esforço pode passar pela reeducação comportamental, fisioterapia, exercícios de Kegel ou através de uma pequena cirurgia.
Os Exercícios de Kegel são exercícios de contração lenta e rápida do pavimento pélvico para fortalecer as fibras musculares distendidas. Os exercícios de Kegel podem ser feitos em casa e não exigem supervisão médica.
Como realizar os exercícios de Kegel?
Pode fazer estes exercícios de pé, sentado(a) ou deitado(a).
Os músculos a trabalhar são os que sentimos quando tentamos reter a saída da urina.
Contrações:
- Contrair os músculos do pavimento pélvico e aguentar 5 segundos.
- Respirar suavemente e relaxar durante 5 segundos.
- Repetir em séries de 10 vezes; é recomendável realizar os exercícios, no mínimo, 3 vezes por dia.
Os resultados destes tratamentos para a incontinência urinária começam a fazer-se notar ao fim de 3 meses e a maioria das mulheres melhoram o seu controlo da urina um ano após iniciarem os exercícios.
Contraia os glúteos e eleve-os do chão enquanto inspira. Mantenha-se nesta posição durante 3 a 5 segundos. Volte lentamente à posição inicial baixando as costas de cima para baixo enquanto expira. Repita 3 vezes.

Para tratamento da incontinência por urgência o médico pode usar os seguintes métodos para controlar a hiperatividade da bexiga:
- Treino vesical (dos hábitos da bexiga);
- Reeducação de hábitos de vida, como horários de ingestão de líquidos, controlo de bebidas alcoólicas, cafeína, controlo de consumo de gorduras, açucares, alimentos picantes, como por exemplo;
- Vários tipos de medicação para relaxar o músculo da bexiga;
- Injeções intravesicais de toxina botulínica, que também proporcionam um relaxamento do músculo da bexiga;
- Neuromodulação - O tratamento requer o implante de um elétrodo que fica em contacto com os nervos envolvidos no controle da função da bexiga e da uretra. Estes elétrodos permanecem conectados a um gerador externo de impulsos que fornece um estímulo elétrico de baixa voltagem aos nervos, produzindo os efeitos desejados. Este mecanismo assemelha-se ao de um pacemaker cardíaco, que é implantado para corrigir a arritmia cardíaca e baseia-se num sistema muito semelhante ao de um elétrodo ligado a um gerador de estímulos elétricos. Existem diferentes formas de neuromodulação para o tratamento de problemas da bexiga e incontinência urinária. A neuromodulação sacral, é a mais comum, com maior número de aplicações e a que tem melhores resultados. Pode ser usada para tratar pacientes com incontinência urinária, bexiga hiperativa, dificuldade para urinar ou dores pélvicas crónicas. Por envolver um procedimento minimamente invasivo, geralmente é reservado aos pacientes que não apresentaram melhoras com tratamentos conservadores como o uso de medicamentos e a fisioterapia. Uma grande vantagem da neuromodulação sacral é que seus efeitos podem ser testados antes da implantação definitiva do pacemaker vesical, o que permite ao médico e ao seu paciente decidirem se o tratamento é eficaz em poucos dias.
Na incontinência urinária por regurgitação ou extravasamento, o tratamento passa em grande parte pela remoção do obstáculo que provoca que a bexiga se torna incapaz de realizar o mecanismo necessário para expulsar a urina e um volume crescente de urina vai-se acumulando no seu interior.
Bibliografia
https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/dist%C3%BArbios-renais-e-urin%C3%A1rios/dist%C3%BArbios-da-mic%C3%A7%C3%A3o/incontin%C3%AAncia-urin%C3%A1ria-em-adultos
https://www.saudebemestar.pt/pt/clinica/urologia/incontinencia-urinaria/
https://hff.min-saude.pt/incontinencia-urinaria-5-perguntas-e-respostas-sobre-a-doenca/
https://www.cuf.pt/mais-saude/o-que-e-e-como-tratar-incontinencia-urinaria
https://www.cintramedica.pt/saberprevenir/sofre-de-incontinencia-urinaria-temos-a-solucao-que-procura
https://www.trofasaude.pt/noticias-e-eventos/noticias/incontin%C3%AAncia-urin%C3%A1ria/
https://www.institutodaprostata.com/problemas/incontinencia-urinaria-feminina
https://www.medis.pt/mais-medis/saude-e-medicina/incontinencia-urinaria-saiba-porque-afeta-mais-as-mulheres/
https://www.tuasaude.com/incontinencia-urinaria-masculina/
https://www.lusiadas.pt/blog/doencas/sintomas-tratamentos/como-lidar-com-incontinencia-urinaria-esforco
https://www.bostonscientific.com/pt-BR/pacientes/condicoes-clinicas/incontinencia-urinaria-feminina/causas.html
https://www.sanfil.pt/incontinencia-urinaria/